Logo Tabela Carros
Logo Tabela Carros
Logo Tabela Carros

Carro ou transporte público: qual vale mais a pena?

Por: Guilherme de Almeida Bufoni
19/09/2022

Quem nunca se perguntou qual dessas opções é a melhor? O transporte público a pessoa não precisa se preocupar com manutenção ou se o veículo dá algum tipo de problema, pois não irá arcar com isso.

Entretanto, um carro próprio apresenta diversas vantagens como ir onde quiser a hora que quiser, sem depender de ninguém. Se você já se perguntou qual dessas opções é a melhor, que tal conferirmos alguns prós e contras que cada uma delas possui para tirar suas próprias conclusões?

Carro vs Ônibus

 

Carro vs transporte público: qual é a melhor opção?

O transporte público apresenta sérios problemas no Brasil. Ter um carro próprio pode ser bem oneroso para seu proprietário. Ao fazer uma análise carro vs transporte público é preciso analisar diversos pontos para chegar a uma conclusão certeira para a sua realidade. Vejamos alguns pontos principais:

 

Custos

Essa é uma das principais questões levantadas ao analisar qual dessas opções é a melhor. Basicamente, o proprietário de um carro precisa gastar realizando a manutenção no veículo periodicamente. Também precisa arcar com o custo do combustível que é necessário para o seu deslocamento.

Já o transporte público apresenta como único gasto para seu usuário o valor da passagem. Se compararmos esse valor ao que é necessário para deixar o veículo próprio em condições para circular é muito inferior.

Entretanto, é preciso avaliar, por exemplo, a distância da sua casa para o trabalho. Quantas conduções são necessárias para percorrer esse trajeto?

Coloque todos esses custos no papel, tanto do transporte público quanto do consumo do veículo gastos em um mês. Assim é possível ver qual dessas opções apresenta o custo menor.

 

Praticidade e conforto

Geralmente, o transporte coletivo não é confortável. A quantidade de passageiros que eles levam de uma única vez não é nada confortável nem agradável. Além do mais, são poucos os que possuem ar-condicionado e não é incomum que eles passem nos pontos fora do horário que deveriam passar.

Em algumas cidades há a faixa preferencial para o transporte coletivo. Mas isso não quer dizer que os atrasos não vão ocorrer.

Em contrapartida, quem possui carro próprio não precisa se preocupar com pouco espaço no veículo. O carro é muito mais confortável que o ônibus, você tem a possibilidade de ir sentado, no ar-condicionado e ainda ouvindo música no rádio.

Outro ponto importante a ser levado em consideração é que os assaltos em transportes coletivos ocorrem com maior frequência que nos veículos de particulares. Isso é até comum nas grandes cidades.

 

Emergências

Uma emergência pode ocorrer a qualquer momento e com qualquer pessoa. Ao possuir um veículo próprio é mais fácil socorrer quem está precisando, independente do horário.

Já quem não possui deve buscar um transporte coletivo ou, se não estiver circulando naquele horário, buscar outra opção para se deslocar.

 

Compartilhamento

O transporte público apresenta vantagens interessantes principalmente quando se fala do lado financeiro. Mesmo assim, na batalha carro vs transporte público o mais vantajoso é o automóvel por oferecer mais conforto e ser mais seguro para se deslocar. Para torná-lo mais barato, uma opção é oferecer carona e o pessoal colaborar com o combustível.https://tabelacarros.com.br

O que você achou desse conteúdo? Ele te ajudou a compreender melhor o assunto? Deixe sua opinião e conheça nossa tabela de preços!

Este artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado. Sua opinião foi registrada e o seu comentário foi enviado.
Obrigado. Sua opinião foi registrada.

Como podemos melhorar ainda mais?

Obrigado. Sua opinião foi registrada e o seu comentário foi enviado.
Obrigado. Sua opinião foi registrada.

Como podemos melhorar?

© 2021 | Todos os direitos reservados