Logo Tabela Carros
Logo Tabela Carros
Logo Tabela Carros

A importância do test drive antes de escolher um veículo

Por: Guilherme de Almeida Bufoni
02/03/2022

O test drive é a hora de verificar se aquele veículo realmente atende às expectativas ou se deixa algo a desejar. Será que ele realmente apresenta as vantagens informadas? É confortável? Sua suspensão, embreagem e freio funcionam bem? Realmente atende a necessidade?

Essas são algumas perguntas que todo consumidor possui na hora de comprar seu veículo. E todas elas ou uma grande parte delas pode ter resposta ao fazer um test drive.

Este é um direito que o consumidor possui e que, por esse motivo, as concessionárias disponibilizam um veículo de cada modelo para que seus clientes possam dirigi-lo.

Vamos conferir a importância de fazer esse teste na hora de escolher um veículo?

 

O Test drive é realmente importante?

Se arrepender de uma compra porque o produto não atende as expectativas não é uma sensação boa. Imagine se arrepender de comprar um carro porque ele não supre os desejos e necessidades do comprador.

O test drive possibilita ter um pouco de conhecimento sobre o veículo antes de efetuar a compra. Isso evita o arrependimento no pós-compra.

Mas quais pontos são mais importantes na hora do teste e que o consumidor deve ter atenção? Os principais são os seguintes:

 

Conforto

O assento do motorista é confortável? Quais opções de ajuste que estão instaladas? O posicionamento dos espelhos está adequado? O volante, na hora da condução, é leve? A suspensão é boa? Quanto é possível sentir das falhas presentes no asfalto?

Essas são algumas questões que podem ser respondidas durante a realização do teste e que dizem respeito ao conforto que o veículo proporciona.

 

Aceleração

O momento do teste deve ser utilizado para conhecer melhor o veículo, saber se ele funciona bem. Por isso, deve ser aproveitado para acelerar o carro e observar se algum barulho se apresenta ou se ele possui dificuldade para se locomover na aceleração.

Também deve-se observar se há algum som interno e externo que seja proveniente do carro. Outro ponto a observar é a velocidade que a troca da marcha deve ser realizada.

 

Freios

Ao frear, busque perceber se o veículo realiza alguma movimentação brusca e se ele demora muito a responder a esse comando. O preferível é que a frenagem sempre seja gradual e macia para que o próprio veículo e os passageiros não sejam prejudicados.

O ideal é, durante todo o percurso, realizar diversos tipos de frenagem: bruscas e rápidas, leves e macias. Isso ajuda a identificar se o veículo possui algum tipo de problema.

 

Direção

Existem as direções hidráulicas que são mais leves e macias de manobrar e há também as direções mecânicas que são mais duras.

Mesmo com essas diferenças é importante que eles possuam certa similaridade quando o veículo encontra-se em movimento. A direção não pode ser muito macia nem muito dura nas manobras.

Durante o test drive também é importante observar o tempo de resposta do veículo. Caso ele demore algum tempo a responder ao girar a direção pode ser que ela necessite de reparos.

Essas são apenas algumas questões que precisam ser observadas na hora de testar o automóvel.

 

Conclusão

Você já sabia da importância de fazer o test drive antes de fechar a compra do veículo? Já se arrependeu de ter comprado algo por que não teve atenção a certos detalhes nem fez um teste? Conte-nos um pouco dessa situação e, se gostou do conteúdo, compartilhe-o nas redes sociais!

Este artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado. Sua opinião foi registrada e o seu comentário foi enviado.
Obrigado. Sua opinião foi registrada.

Como podemos melhorar ainda mais?

Obrigado. Sua opinião foi registrada e o seu comentário foi enviado.
Obrigado. Sua opinião foi registrada.

Como podemos melhorar?

© 2021 | Todos os direitos reservados