Logo Tabela Carros
Logo Tabela Carros
Logo Tabela Carros

Carro por assinatura vale a pena? É melhor comprar ou alugar?

Por: Guilherme de Almeida Bufoni
14/07/2022

O que é melhor: assinar ou comprar carro? Para quem já conhece a modalidade da assinatura sabe que ela é bem interessante e apresenta ótimas vantagens. Afinal, ela tem ganhado cada vez mais espaço entre aqueles que não desejam mais adquirir um carro próprio.

Carro por assinatura

As seguradoras e locadoras decidiram lançar esse novo serviço há um tempo e parece que acertaram. Ao realizar a assinatura o cliente não precisa se preocupar com os gastos de IPVA e de manutenção.

Além do mais, ele apenas realiza o pagamento de uma mensalidade e, ao fim do vínculo, pode trocar aquele veículo por outro novo.

Ainda não conhece esse serviço que as seguradoras e locadoras estão oferecendo? Então vamos nos aprofundar um pouco mais nesse assunto e passar todas as informações de maior relevância para você.

 

Assinar ou comprar carro? Qual a melhor opção?

Não é segredo para ninguém que a maior parte dos brasileiros gostaria muito de comprar um carro novo. Ter a praticidade de ir onde quiser, na hora que quiser, sem ter de pagar a alguém por isso nem esperar é muito satisfatória.

Entretanto, ao adquirir um veículo próprio diversas obrigações precisam ser assumidas.

Emplacamento e manutenção sempre devem ser feitos para que o veículo possa circular sem maiores problemas. Dependendo do modelo e da marca do veículo esses valores podem ser bem consideráveis e isso não é muito interessante.

Por causa disso, muitas locadoras e seguradoras decidiram oferecer um novo serviço e isso tem feito com que muitos se perguntem: qual a melhor opção assinar ou comprar carro? Analisando do ponto de vista econômico a assinatura é muito interessante. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse serviço?

 

Carro por assinatura: como funciona?

De forma bem resumida, o carro por assinatura é uma forma de alugar um veículo por um período mais longo de tempo. Geralmente, os contratos desse serviço possuem validade de um ou dois anos.

Assim, seu contratante tem a possibilidade de ter um veículo 0 km sem precisar lidar com certos detalhes que todo proprietário possui.

As locadoras e as seguradoras são as que mais oferecem esse serviço e, na mensalidade, já estão inclusas boa parte das despesas. Lembrando que o veículo é apenas cedido, o contratante não ficará com ele ao fim do contrato.

 

Principais vantagens e desvantagens

Como tudo na vida, o carro por assinatura apresenta suas vantagens e desvantagens. Entre as principais vantagens temos:

 

Menos burocracia

Assistência 24 horas, manutenção, seguro auto, documentação e IPVA são questões burocráticas que a própria prestadora do serviço de carro por assinatura fica responsável.

Até mesmo o ato de buscar o veículo para levá-lo para as revisões também fica a cargo da empresa. Claro que tudo isso depende do plano que for contratado.

Entre assinar ou comprar carro, certamente essa é uma das vantagens que mais chama a atenção e que faz com que o cliente opte pela assinatura. Afinal, a única preocupação que terá será com a mensalidade e o combustível.

 

Revenda

Não há necessidade de se preocupar em realizar a revenda do veículo para ter um carro novo na garagem. Ao optar pelo carro por assinatura todos os anos, durante o vigor do contrato, o carro pode ser trocado por um novo sem precisar vender o antigo. Sem falar que até o financiamento pode ser substituído por esse serviço.

 

Veículo novo na garagem todos os anos

Pelo tempo de vigência que o contrato tiver o cliente pode ter em sua garagem um veículo novo todos os anos. Somente é preciso devolver o carro que estava circulando e retirar um novo.

 

Economia

Financeiramente falando, esse serviço pode ser muito vantajoso, pois além dos benefícios já mencionados é possível economizar de outras formas.

A dúvida entre assinar ou comprar carro é natural, afinal, é uma modalidade pouco conhecida e recente. Para ajudar a entender melhor é preciso conhecer tanto as vantagens quanto as desvantagens.

Após conhecer as principais vantagens, vamos ver quais as desvantagens que o carro por assinatura apresenta?

 

O veículo não é de sua propriedade

Algumas pessoas se sentem melhor ao saber que aquele bem pertence a elas. Que elas podem fazer o que bem entender com ele, pois é de sua propriedade. Entretanto, no carro por assinatura o veículo não passa a ser de propriedade da pessoa.

Portanto, se o intuito é chegar ao fim do contrato e ter o carro em seu nome, o financiamento pode ser a melhor opção.

 

Quilometragem limitada

O serviço de carro por assinatura possui modalidades diferentes de contratações. Algumas com valores bem mais acessíveis e outras com valores mais elevados. Geralmente os contratos com valores mais baixos possuem limite de quilometragem que nem sempre supre as necessidades daquele cliente.

Em algumas prestadoras desse serviço, por exemplo, se o cliente ultrapassar o limite da quilometragem, deve pagar determinado valor por cada quilômetro que ultrapassou o limite. Por isso, é importante realizar uma boa pesquisa antes de contratar esse serviço.

 

Qual perfil de consumidor melhor se adequa a esse serviço?

Perfil carro por assinatura

 

Dúvidas quanto a assinar ou comprar carro sempre surgem e uma das melhores formas de chegar a uma conclusão é analisando o perfil do consumidor.

Assim, separamos alguns pontos que, se o seu perfil preencher, quer dizer que optar pelo serviço de assinatura de carro é uma ótima opção.

 

Não tem condições financeiras de comprar um carro a vista

Se você deseja ter um carro, mas não tem como comprá-lo à vista ou conseguir um financiamento, certamente o serviço de assinatura é uma opção muito interessante.

Assim como no financiamento, é feita uma análise de crédito, mas as chances de conseguir autorização para essa contratação são muito maiores que as de conseguir um financiamento.

Além do mais, você pode ir juntando algumas economias enquanto usufrui do carro alugado já que os gastos extras não existem nesse serviço.

 

Desejo de todos os anos trocar de carro

O primeiro ano de pós-venda é o que ocorre uma desvalorização maior do veículo. Por isso, quem imagina comprar um veículo novo para com um ano revendê-lo saiba que está perdendo dinheiro ao invés de ganhar. Sem falar nas dores de cabeça que podem ocorrer com a revenda.

Enquanto isso, no carro alugado você pode realizar a troca de veículo todos os anos sem ter esse tipo de preocupação.

 

O carro será utilizado por pouco tempo

Entre assinar ou comprar carro para ser utilizado por pouco tempo, certamente a melhor opção é a primeira. Afinal, se será utilizado por um tempo determinado e curto os gastos advindos com a compra se tornam muito desproporcionais.

Você já conhecia essa modalidade de serviço? O que você achou dela? Já teve alguma experiência com o aluguel de carro? Se você acha mais vantajoso comprar um carro, evite prejuízos e confira a nossa tabela de valores de veículos atualizada mensalmente!

Este artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado. Sua opinião foi registrada e o seu comentário foi enviado.
Obrigado. Sua opinião foi registrada.

Como podemos melhorar ainda mais?

Obrigado. Sua opinião foi registrada e o seu comentário foi enviado.
Obrigado. Sua opinião foi registrada.

Como podemos melhorar?

© 2021 | Todos os direitos reservados