Logo Tabela Carros
Logo Tabela Carros
Logo Tabela Carros

Como economizar combustível?

Por: Guilherme de Almeida Bufoni
11/07/2022

Quem possui um veículo invariavelmente quer economizar combustível. Afinal, com esse ato é possível circular mais sem gastar tanto e o bolso certamente agradece.

Mas será que existe alguma forma de fazer essa economia ou tudo não passa apenas de um mito? Na verdade, existem algumas dicas incríveis que vão ajudar nesse sentido. Vamos conferir?

 

Dicas para economizar combustível

Independente do veículo que possua existem algumas formas de conseguir economizar combustível de forma realmente eficaz. Vamos ver algumas das principais?

 

Troca de marcha

A marcha deve ser trocada no momento certo. Mas quando é isso? Verifique a velocidade do veículo. Quanto mais veloz ele estiver, mais alta deve ser a marcha. Preste atenção também ao som do motor, se ele estiver zoando muito é sinal que está "pedindo" marcha e esse é o momento certo para realizar a troca.

 

Manutenção em dia

Os veículos possuem componentes que necessitam passar por revisão de tempos em tempos. Ao fazer a manutenção você está garantindo que tais componentes tenham uma vida útil maior o que, consequentemente, vai evitar que o consumo do combustível seja maior.

Periodicamente realize a troca dos filtros de combustível, óleo e ar além de realizar a substituição das velas.

 

Ar condicionado

O ar condicionado consome combustível, mas ninguém merece fazer uma viagem com o ar desligado. Aliás, desligar o ar e abrir as janelas do carro praticamente possuem o mesmo gasto de combustível.

Isso porque, ao abrir as janelas o ar que se encontra lá fora entra no veículo o que o deixa mais pesado o que faz com que haja aumento no consumo do combustível.

Para evitar isso, você pode ligar o ar e, quando o ambiente estiver bem frio, desligue-o e ligue o ventilador do carro. Ele vai manter, ao menos por um tempo, o clima mais frio no interior do veículo sem gastar mais combustível por isso.

 

Carro desengatado não deve ser acelerado

Antigamente os veículos precisavam ser ligados e passar um tempo assim para que o motor aquecesse. Atualmente, isso não é mais necessário, pois os propulsores possuem injeção eletrônica.

Por isso, não é recomendado acelerar o carro quando estiver desengatado, pois estará consumindo combustível à toa além de desgastar as peças.

 

Não leve muito peso no carro

Cargas que possuam de 10 quilos para cima já aumentam o consumo do combustível. Por esse motivo, evite circular com o veículo muito pesado.

 

Pressão dos pneus

Sempre realize a calibragem dos pneus. Quando eles estão murchos o atrito com a via se torna maior e isso faz com que o rendimento veículo se torne menor. Consequentemente, a quantidade de combustível consumida aumenta, o que não é interessante do ponto de vista financeiro.

 

Alinhamento e balanceamento

Muitos proprietários de veículos acham que o alinhamento e o balanceamento estão exclusivamente ligados com a questão da segurança. Entretanto, eles também influenciam no desempenho do veículo e no consumo do combustível.

Quando o veículo está alinhado corretamente os pneus acabam se desgastando menos. O balanceamento vai evitar que haja trepidação ao rodar. Tudo isso faz com que o atrito dos pneus se tornem menor e que o veículo não perca seu desempenho.

 

Parou no farol? Não acelere

Tenha em mente que, se o veículo está parado não há necessidade de ficar acelerando, pois o consumo de combustível aumenta. Outra forma de economizar combustível é desacelerando o veículo ao observar que os que se encontram na frente estão dando sinais que vão parar.

Quando o carro está engrenado, mas não está sendo acelerado, menos combustível é enviado ao motor pela injeção eletrônica.

 

Este artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado. Sua opinião foi registrada e o seu comentário foi enviado.
Obrigado. Sua opinião foi registrada.

Como podemos melhorar ainda mais?

Obrigado. Sua opinião foi registrada e o seu comentário foi enviado.
Obrigado. Sua opinião foi registrada.

Como podemos melhorar?

© 2021 | Todos os direitos reservados