Logo Tabela Carros
Logo Tabela Carros
Logo Tabela Carros

Tabela Fipe x KBB x Molicar: qual é a melhor?

Por: Guilherme de Almeida Bufoni
24/08/2021

Quando vamos comprar ou vender um veículo é essencial consultar uma tabela conhecida no mercado para ter uma referência do preço mais justo possível.

A tabela mais conhecida, sem dúvida, é a Tabela Fipe. Mas ela não é a única, existem outras tabelas de preços de credibilidade no Brasil.

A KBB e a Molicar também são ótimas referencias de preços de veículos. E qual é a melhor? Quais as principais diferenças entre as tabelas Fipe, KBB e Molicar?

My alt text

 

Tabela FIPE, a mais famosa

A tabela Fipe é mantida pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, uma organização privada, sem fins lucrativos, os dados coletados e divulgados na tabela são imparciais. O acesso as consultas são gratuitas.

Foi criada em 1973. Serve de apoio ao Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

A Fipe faz pesquisas de mercado em todo território nacional, os preços de veículos usados, seminovos e novos são coletados no momento do anúncio. Os valores muito altos ou muito baixos são descartados e a partir destes dados é feito uma média.

Acessar site da tabela Fipe

 

Tabela KBB (Kelley Blue Book), sucesso nos EUA

A Kelley Blue Book, “KBB” para os íntimos, um sucesso nos EUA, é um livro de cotações no país e foi publicado por lá pela primeira vez em 1926.

Agora está presente em diversos países, inclusive no Brasil, possui um site moderno, com boa navegação e permite consultas gratuitas.

O cálculo dos preços é baseado no preço sugerido pelas fabricantes, preço dos revendedores e condições do mercado. Uma grande diferença da Fipe é que as condições do veículo também são levadas em conta, como quilometragem, ano de fabricação, estado do carro, equipamento etc.

Acessar site da tabela KBB

 

Tabela Molicar, a mais completa

A Molicar é uma empresa independente, sua primeira tabla foi publicada em 1994 e se tornou referência no mercado por ser muito completa.

Além de considerar as condições do veículo (como faz a KBB), a tabela Molicar vai além, considera também os preços regionais, se o veículo é blindado entre outros acessórios opcionais.

Para realizar consultas no site é necessário cadastro, além de manter um plano de assinatura pago.

Acessar site da tabela Molicar

 

Veja a seguir as principais diferenças entre as tabelas

  Tabela FIPE Tabela KBB Tabela Molicar
Tipos de veículos Carros, Motos e Caminhões Carros Carros, Motos, Caminhões, Ônibus e Implementos (baús, cegonhas, tanque etc)
Necessita cadastro? Não Não Sim
Gratuito? Sim Sim Não
Veículos desde de: Carros ano/modelo a partir de 1985, motos ano/modelo a partir de 1990 e caminhões ano/modelo a partir de 1981 Carros a partir de 1996 Veículos dos últimos 35 anos
Preços Regionais Não (Nacional) Não (Nacional) Sim
Preços para blindados Não Não Sim
Principais vantagens Tem acesso fácil a consulta, é gratuita, grande abrangência de veículos, é a mais utilizada para estabelecer valores de indenizações, seguros e a referência em leilões. Tem acesso fácil, gratuito, leva em conta as condições do veículo, além de informar os preços para de revendedor, particular e preço de troca. É a mais completa, além de avaliar as condições mais específicas de veículos, é possível consultar ônibus. Também leva em conta a região do veículo.

 

E qual é a melhor tabela de preços?

Todas são confiáveis e ótimas referências para o mercado, o que difere uma tabela para outra são os critérios para realizar o cálculo final do preço. Vale a pena consultar mais de uma tabela antes de fazer negócio.

* O Tabela Carros fornece os preços médios de acordo com a Tabela Fipe. Agregamos valor as informações adicionado o histórico de preços, comparativos, rankings, gráficos etc. Antes de fechar um negócio, recomendamos fortemente que você consulte o site oficial da FIPE.

Este artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado. Sua opinião foi registrada e o seu comentário foi enviado.
Obrigado. Sua opinião foi registrada.

Como podemos melhorar ainda mais?

Obrigado. Sua opinião foi registrada e o seu comentário foi enviado.
Obrigado. Sua opinião foi registrada.

Como podemos melhorar?

© 2021 | Todos os direitos reservados